domingo, 28 de abril de 2013

Android Assistant - Utilitário para manutenção do seu Android com mais de 18 ferramentas diferentes.

Para manter a saúde de qualquer sistema operacional, programas são usados para verificações e levantamentos de acordo com a necessidade. No Android não poderia ser diferente. Isso porque o sistema em sí é a plataforma para se rodar aplicativos que nem sempre se comportam como gostaríamos, consumindo bateria em demasia, ou ocupando o processador com processos em loop e inúteis.
Android Assistant é um aplicativo utilitário com 18 ferramentas para ajudar você a manter a saúde do seu sistema Android, descobrindo
aplicativos que consomem bateria demais, ou liberando memória RAM fechando aplicativos não muito importantes. O aplicativo fornece ferramentas para inúmeras necessidades, desde levantamento do hardware, consumo de CPU e memória, bateria, instalação e desinstalação em lote e muito mais.

Características

Pequeno só no tamanho

Com o tempo, juntam-se muitos aplicativos no smartphone que as vezes não usamos muito ou alguns recebem atualizações que os deixam mais pesados ou consumidores vorazes de recursos do sistema. Nessas horas, é bom fazer uma limpeza e tirar tudo aquilo que não é tão necessário ter no sistema, deixando somente aquilo que costumamos usar realmente na maior parte do tempo.
Android Assistant é um aplicativo que reúne num só várias ferramentas para as tarefas de manutenção. Aliás, exatamente nisso o aplicativo se destaca. Você não precisa ter uma miríade de outros aplicativos para manutenção, cada qual para um a tarefa de limpeza ou checagem. Mesmo possuindo tantos recursos, o aplicativo é bem pequeno, não impactando o espaço interno exageradamente.

Lista de recursos

Monitor de estado de memória/CPU/bateria

Rapidamente você consegue acompanhar em tempo real o quanto a CPU está sendo usada, memória livre e memória ocupada, além do estado da bateria. São mostrados os valores em gráficos em pizza, para melhor visualização.

Gerenciador de processos

Pelo gerenciador de processos você acompanha em tempo real o uso de CPU, memória e consumo de bateria, por aplicativo. Isso é muito importante para achar aqueles aplicativos consumidores do sistema e finalizá-los. Você também pode fazer uma rápida limpeza e fechar todos os aplicativos abertos, com exceção dos que se encontram na lista de ignorados.
O aplicativo também possui um algorítimo que distingue entre processos importantes, como os iniciados pelo sistema e pertencentes a este, evitando fechá-los, mesmo que não se encontrem na lista de ignorados. Conta também com limpeza automática, que pode ser definida nas configurações do aplicativo.

Limpeza de cache

Quando você vai instalar algum novo aplicativo no Google Play e ocorre erro de donwload ou espaço insuficiente, é hora de liberar algum espaço interno. É possível liberar muito espaço interno deletando o cache dos aplicativos, que muitas vezes nem estão sendo usados. O cache ocupa a memória interna, e não o cartão micro SD.
O cache são arquivos que o aplicativo baixa ou cria, para acessar essas informações mais rapidamente. Alguns aplicativis possuem funções que deletam esse cache próprio a cada X dias. Mas nem todos fazem isso. Use a limpeza de cache e apague arquivos antigos e desnecessários para liberar espaço interno no telefone.

Exclusão de registros e históricos no Android

O Android permite apagar a lista de ligações recebedias/efetuadas, sms, histórico do navegador principal, etc. No entanto, para cada limpeza você deve acessar opções dispersas de cada aplicativo. Android Assistant permite excluir tudo de uma só vez, poupando bastante tempo.
São históricos da área de trasnferência, históricos do navegador principal, pesquisas efetuadas no Google Play, Gmail, Google Earth e Google Maps, com possibilidade de escolher o que gostaria de deletar. O espaço liberado é insignificante. O Objetivo disso é mais garantir certa privacidade.

Faça a bateria durar mais! Desative o que não estiver usando

O aplicativo fornece atalhos rápidos para funções do sistema, como bluetooth, WiFi, auto-sincronização, GPS, sensor de rotação da tela, brilho e tempo em que a tela ficará ligada. Tudo é rapidamente configurável pelo aplicativo. Muito útil inclusive para Android que foi modificado pelo fabricante e não apresenta os atalhos na barra de notificações.
Desligar o que não está usando no momento, poupa-se mais bateria. Por exemplo, se costuma usar o WiFi em casa, não deve deixá-lo ligado quando estiver na rua. Isso consome bateria desnecessária, além de deixar o aparelho um pouco mais lento, já que o WiFi ficará constantemente procurando redes a que possa se conectar.

Gerencie seus arquivos

O Android Assistant possui um gerenciador de arquivos, permitindo assim que você organize um pouco a bagunça que se torna o cartão micro SD com o tempo. Por ele é possível excluir arquivos, mover entre pastas, criar pastas e arquivos. Importante: diretórios criados por aplicativos devem ser deixados no mesmo lugar e não devem ser movidos para outras pastas.
Muitos aplicativos costumam deixar pastas com restos de arquivos que você não irá utilizar, a não ser que reinstale o aplicativo. Se não for esse o caso, use o gerenciador embutido para procurar e deletar, liberando espaço e organizando um pouco a bagunça que naturalmente se forma.

Gerenciador de inicialização

Quem usa Windows sabe bem como é ter um monte de programas iniciando com o sistema sem você ter escolhido isso. Com o Android acontece o mesmo, embora aplicativos se comportem de forma diferente. No entanto, é um incômodo ter muitos aplicativos atrasando a iniciação do Android.
Felizmente você pode colocar o Android Assistant para matar os aplicativos que insistem em iniciar com o sistema com a ferramenta de gerenciamento de inicialização. Contudo, escolha os aplicativos que realmente você não precisa ter iniciando. Alguns aplicativos requerem serviços que iniciam para desempenhar suas funções.

Instalação e desinstalação em lote

A parte ruim de tirar algumas horas para fazer limpeza é isso: Fazer ítem a ítem o que deve ser limpo/ajustado. Nop caso dos processos que envolvem instalação ou desinstalação, o aplicativo permite que se realize as funções em lote. Isso economiza muito tempo. Se você identificou os processos comilões de bateria ou mal comportados, basta desinstalá-los em lote, rapidamente.

Mudando o volume

É chato chegar a uma reunião e o celular insistir em tocar justo nessa hora. O pior é que, com o desespero da situação inconveniente e pouco séria, você erra e demora mais para tomar uma providência, que seria acessar as configurações do Android e em volume.
Mas o Android Assistant traz atalhos para você configurar os volumes de chamada, notificação, mídia, sistema e alarme, ou você pode silenciar todos os sons, colocar no alerta vibratório e retornar ao som após o término da reunião.

Tempo de inicialização

Fornece informações acerca do tempo gasto para carregamento do sistema, bem como de qualquer aplicativo. Ferramenta útil para identificar os aplicativos que podem estar atrasando o sistema.

Backup e restauração de aplicativos

Não gosta de desinstalar os aplicativos pois acha que irá precisá-los no futuro? Não tem problema. Basta fazer um backup antes e, quando precisar, reinstalar. Isso garante que você tenha sempre espaço suficiente, sem abrir mão da utilidade de muitos aplicativos.

App2SD

Esse é um recurso introduzido no Android 2.2, e permite mover parte do aplicativo para o cartão micro SD. O objetivo é ganhar espaço interno no aparelho, já que parte da "carga" é distribuída para o SD. O Android Assistant possui uma ferramenta que permite mover os aplicativos compatíveios com o recurso de forma rápida.

Widgets

E como não poderia deixar de ter um aplicativo que prima por facilitar as tarefas massantes de manutenção, Widgets podem ser adicionados à área de trabalho do Android permitindo rápido acesso a algumas de suas funções.
Além de facilitar, faz com que você lembre de realizar a manutenção periódica ou quando sentir seu aparelho desnecessariamente lento ou travando.
Roda em 2.0 ou superior

0 comentários:

Postar um comentário